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Feito com amor


Esse dizer se popularizou muito antes da marca Samar nascer, talvez lá em 2015/2016 as marcas começaram a ver que precisavam ir mais longe, inovar na forma de consumir e produzir, fazer as coisas do mesmo jeito já não fazia sentido. A frase feito com amor é linda, impactante e trás pra o produto identidade, até porque só pode ser feito com amor, quando pessoas produzem em um ambiente e com formas de trabalho justas, mas quando isso não acontece e a frase continua circulando pelo slogan da empresa?


Já falei sobre o fashion Revolution e como ele iniciou, mas nada custa relembrar: Um acidente em Dakha, capital de Bangladesh, em 2013 marcou o ápice dos problemas que envolvem o processo de confecção, um prédio com mais de 3 mil trabalhadores desabou levando a morte de mais de 1 mil, infelizmente esse é o resultado de condições de trabalhos insalubres, e depois desse acidente duas ativistas fizeram que o mundo se mobilize pra falar sobre essa temática sempre no mês de abril de cada ano, mas não precisa um prédio desabar pra provar que esse tipo de trabalho ainda existe ao redor do mundo todo, inclusive no Brasil.



Então eu volto para as frases, feito com amor, feito a mão. Muitas empresas usam sem mesmo fazer uma alto avaliação de sua empresa, apenas usam como algo bonito de ser dito, no entanto, é totalmente necessário que estejam alinhados a um pilar fundamental: respeito a quem produz e colabora com o processo produtivo, seja ele em qualquer setor da empresa, o indivíduo precisa ter sua identidade reconhecida e espelhada em toda a empresa, assim, mesmo que invisível, o produto será “feito com amor.”

Um produto pode chegar perfeito em suas mãos, mas não quer dizer que toda a cadeia foi valorizada e o valor justo direcionado à produção e mão de obra. Em uma visão pessoal, vejo que a indústria do vestuário sempre tem a noção que pode pagar menos. É uma consciência que precisa ser trabalhada em cadeia, do produtor ao consumidor.


Meu conselho: Busquemos ser mais críticos e entender que não é só porque nos contaram que algo foi “feito com amor” que de fato foi produzido com amor, valorizemos empresas que são transparente e buscam mostrar quem são as “caras” por trás da empresa.

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